Meus livros

  • O Poder da esposa que ora.

sábado, 29 de maio de 2010








Ativ1-2
Freinet constrói um projeto educativo original criando ações pedagógicas baseadas no trabalho, na vida, na construção e na cooperação. Para ele era preciso captar a vida das crianças tornando a educação significativa com técnicas que possibilitem a entrada da realidade social na escola, pois “só a vida educa”. Daí suas técnicas pedagógicas, da aula-passeio e do texto-livre à imprensa e a correspondência inter-escolar serem pautadas na liberação do pensamento e da criatividade, nascerem também da sua experiência vivida e não de uma formação acadêmica .
De acordo com Freinet, o aluno aprende fazendo e produzindo mais nas aulas de campo do que na própria sala de aula , ou seja (teoria). Ali ao meio a natureza , o aluno tem maior liberdade de pensar , criar e compartilhar suas descobertas. O pensamento de Freinet era que a aprendizagem através da experiência seria mais eficaz, porque se o aluno fizer um experimento e der certo, ele o repetirá e avançará no procedimento; porém não avançará sozinho, precisará da cooperação do professor. Na proposta pedagógica de Freinet,a interação professor-aluno é essencial para a aprendizagem. Estar em contato com a realidade em que vive o aluno é fundamental. As práticas atuais de jornal escolar, troca de correspondência, trabalhos em grupo, aula-passeio são idéias defendidas e aplicadas por Freinet desde os anos 20 do século passado.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante os projetos educativos de Freinet, pela sua criatividade e liberdade de pensar, criando e descobrindo junto com seus alunos novas experiências.

    ResponderExcluir