ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista
Rozilene Takahashi de Oliveira
Nome da Escola: E.E ‘Carlos Irigaray Filho” Local : Alto Taquari/MT
Série: 2ª Fase / 2° Ciclo Número de alunos: 28
Professores envolvidos: Elaine Cristina de Oliveira Prado, Eliana Aparecida Pacheco dos Santos, Gislaine Arruda Camargo Pereira Gonçalves, Jocyneide Cardoso Ferguson e Rozilene Takahashi de Oliveira
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Projeto Festa Junina
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
Por que?
4. Objetivo (s)
Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
Músicas;
Colagem;
Recortes;
Produção de enfeites para a sala;
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
Tradições;
Ditado Junino;
Comidas típicas;
Origem da Festa Junina.
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
6. Disciplinas envolvidas
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Leitura de textos informativos;
Leitura de poesias e/ou músicas juninas;
Leitura de textos recreativos;
Produção de texto;
Caça-palavras;
Cruzadinhas;
Montagem de cartazes;
Trabalhar com receitas de comidas típicas da época;
Atividades matemáticas com problematização;
Desafios;
Danças juninas (quadrilhas);
Confecção de enfeites juninos;
Pesquisa sobre crendices e superstições juninas;
Conscientização do perigo de soltar balões;
Este projeto está sendo previsto para ser trabalhado durante 15 dias.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Livros didáticos,
CDs/ som
Dvd
Vídeo
Internet
Papéis diversos
Folhas xerocadas
Lápis coloridos e giz de cera
Painéis
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
9. Registro do processo
Como estamos no mês de Junho, estaremos trabalhando o tema: Festa Junina. O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.
10. Avaliação e Resultados esperados
Será avaliada no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização dos alunos durante as atividades. Espera-se Resgatar a memória das Festas Juninas bem como enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Através de Painel (Exposição dos trabalhos dos alunos) e no blog das professoras participantes do projeto.
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
www.pedagogia.com.br
O DIA-A-DIA DO PROFESSOR (Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia Villaça Lima)
Google
Sites, vídeos, livros...filmes
1. Identificação
Nome do cursista
Rozilene Takahashi de Oliveira
Nome da Escola: E.E ‘Carlos Irigaray Filho” Local : Alto Taquari/MT
Série: 2ª Fase / 2° Ciclo Número de alunos: 28
Professores envolvidos: Elaine Cristina de Oliveira Prado, Eliana Aparecida Pacheco dos Santos, Gislaine Arruda Camargo Pereira Gonçalves, Jocyneide Cardoso Ferguson e Rozilene Takahashi de Oliveira
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Projeto Festa Junina
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
Por que?
4. Objetivo (s)
Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
Músicas;
Colagem;
Recortes;
Produção de enfeites para a sala;
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
Tradições;
Ditado Junino;
Comidas típicas;
Origem da Festa Junina.
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
6. Disciplinas envolvidas
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Leitura de textos informativos;
Leitura de poesias e/ou músicas juninas;
Leitura de textos recreativos;
Produção de texto;
Caça-palavras;
Cruzadinhas;
Montagem de cartazes;
Trabalhar com receitas de comidas típicas da época;
Atividades matemáticas com problematização;
Desafios;
Danças juninas (quadrilhas);
Confecção de enfeites juninos;
Pesquisa sobre crendices e superstições juninas;
Conscientização do perigo de soltar balões;
Este projeto está sendo previsto para ser trabalhado durante 15 dias.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Livros didáticos,
CDs/ som
Dvd
Vídeo
Internet
Papéis diversos
Folhas xerocadas
Lápis coloridos e giz de cera
Painéis
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
9. Registro do processo
Como estamos no mês de Junho, estaremos trabalhando o tema: Festa Junina. O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.
10. Avaliação e Resultados esperados
Será avaliada no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização dos alunos durante as atividades. Espera-se Resgatar a memória das Festas Juninas bem como enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Através de Painel (Exposição dos trabalhos dos alunos) e no blog das professoras participantes do projeto.
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
www.pedagogia.com.br
O DIA-A-DIA DO PROFESSOR (Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia Villaça Lima)
Sites, vídeos, livros...filmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário