Meus livros

  • O Poder da esposa que ora.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ativ6_ Rozilene _unid4

Analise do projeto

O projeto foi desenvolvido de uma maneira divertida e satisfatória .O objetivo foi alcançado, e os alunos não apresentaram dificuldades em entender o assunto abordado .
O projeto teve como objetivo incentivar o aluno ao uso da informática, ampliar os conhecimentos, contribuindo para o processo de construção do conhecimento. Aprenderam como se manuseia uma mouse, teclado, aprenderam a navegar pela Internet em busca de novas pesquisas e isso contribuiu bastante para o desenvolvimento das atividades propostas, sendo visível a motivação e entusiasmos dos alunos ao se deparar com os conteúdos online. Os alunos entraram em sites diferentes observaram, buscaram e aprenderam a pesquisar sobre vários assuntos. O Projeto ajudou muito no saber se relacionar entre os colegas de classe, houve maior rendimento e isso é gratificante.

Eliana Aparecida Pacheco dos Santos
Rozilene Takahashi de Oliveira
Ativ04_educação_unid4


Durante as atividades desenvolvidas usando as Tecnologias , percebemos um interesse muito grande por parte de nossos alunos. Pois as aulas foram diferentes, atrativas e dinâmicas, possibilitando ao aluno aprimorar seus conhecimentos nos conteúdos apresentados em sala de aula.
Os alunos foram levados para o laboratório de informática para que pesquisassem no dicionário como traduzir as palavras e sua pronúncia. Percebemos que a TICs contribuiu muito e tornou as aulas mais atrativas e participativa.
Com a ajuda da TICs, percebemos que os alunos melhoraram muito em todos os sentidos, escrita, pesquisa e leitura . Com o uso da TICs os alunos se mostraram inseridos na tecnologia, pois aprenderam a utilizar as mídias e isso facilitou a desenvolver todas as atividades elaboradas. A professora percebeu a atenção dos alunos e quanto eles assimilavam a cada atividade proposta.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

<
--------------------------------------------------------------------------------




Relato de Projetos de Trabalho

No decorrer deste ano letivo, na Escola Estadual “Carlos Irigaray Filho”, trabalhamos com vários Projetos, mas um que se destacou mesmo, foi o Projeto Informatização na Escola. Foi muito interessante ver o envolvimento dos alunos, professores e funcionários. Através da Informática na escola, os alunos puderam fazer várias pesquisas, conheceram vários sites de jogos educativos. A interação foi completa, vi em cada rosto o brilho do interesse e vontade de aprender mais ainda. A tecnologia na escola foi um grande avanço para o aprimoramento escolar, aumentou o interesse, a participação , isso contribuiu muito para um aprendizado cada vez melhor.
Ativ7 O Currículo.
O currículo escolar representa a caminhada que os alunos fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar, refletindo toda experiência do conhecimento vivida por cada um deles. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade também o currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura.Com este objetivo, várias escolas brasileiras têm elaborado formas de organização do ensino que privilegiam conhecimentos da pedagogia contemporânea para oportunizar a todo o acesso ao conhecimento.Entre estas contribuições encontramos: a importância de trazer para a sala de aula a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, a aplicação do conhecimento aos problemas que a aluna ou o aluno precisam enfrentar em seu dia-a-dia. O currículo surge, então, em uma dimensão ampla que o entende em sua função socializadora e cultural, bem como forma de apropriação da experiência social acumulada e trabalhada a partir do conhecimento formal que a escola escolhe, organiza e propõe como centro as atividades escolares. A tecnologia contribuiu bastante para o desenvolvimento do currículo, propiciando rapidez e melhor acesso, criando melhores condições para o aprendizado. No processo de conhecer não existe retorno, mas avanços progressivos. A convivência com diferentes saberes, nesta perspectiva, é um impulso para a aprendizagem. O método que a escola usa para a definição do conhecimento que vai trabalhar diz muito sobre como ela encara o desafio de ensinar a todos. Os projetos que são desenvolvidos no âmbito escolar dá uma nova visão aos alunos , onde são cumpridas várias funções sociais. Definidos estes conceitos, a serem decodificados, o que se pretende é que o aluno ou aluna consiga avançar de uma determinada forma de ver a sua realidade (chamada realidade percebida) para uma outra forma (chamada concebida), mais elaborada e crítica.Nesta transformação da forma como o sujeito vê o real é que diversos conteúdos vão sendo trabalhados, buscando instrumentalizar o estudante para a transformação social.